Um consórcio é uma modalidade de investimento em que você paga parcelas mensais para formar um grupo com outras pessoas. Ao ser contemplado, você pode usar o crédito para realizar um sonho (como comprar um imóvel ou carro) ou vender sua carta com lucro.
O consórcio oferece um retorno mensal de 2,11%, enquanto a poupança rende apenas 0,76%. Além disso, você pode lucrar até 20% na venda da carta contemplada.
Quando você ainda não tem o valor total à vista para adquirir um bem, existem duas opções principais: consórcio ou financiamento.
Embora ambos tenham o objetivo de facilitar a realização do seu sonho, eles funcionam de maneiras diferentes:
Financiamento entrega o bem de forma mais imediata, mas exige um processo burocrático e cobra altas taxas de juros. No final, o valor pago pode ser até três vezes maior que o preço original.
Consórcio é uma alternativa de compra planejada e sem juros. Você adquire uma cota adequada ao seu orçamento e participa de sorteios mensais para ser contemplado. Também pode ofertar lances para acelerar sua conquista.
Ao ser contemplado no consórcio, você recebe uma carta de crédito com o valor integral contratado, podendo comprar o seu imóvel à vista, com muito mais poder de negociação.
A principal diferença está no custo:
No financiamento, você paga caro pelos juros.
No consórcio, você investe de forma mais econômica, com parcelas que cabem no seu bolso.
Escolher o Seu Futuro Consórcio é optar por economia, liberdade de escolha e planejamento financeiro inteligente.
Grupo é uma sociedade de fato constituída por consorciados reunidos pela administradora para os fins estabelecidos pelo consórcio, qual seja, o da aquisição de bens móveis ou imóveis, por meio de autofinanciamento, com prazo de duração previamente estabelecido, cujo encerramento ocorrerá quando plenamente forem atendidos os seus objetivos.
Carta de crédito é o valor disponível para a aquisição do bem de acordo com contrato realizado com a administradora.
Lance é um valor ofertado pelo cliente com o intuito de antecipar a sua contemplação. Todos os consorciados em dia com a parcela mensal podem efetuar lances, de acordo com as características do grupo ao qual participam. Os lances estão divididos nas modalidades Livre, Limitado, Retido, Fixo e Fidelidade.
Cota é o número de identificação de cada consorciado participante no Grupo.
Sim! Após a contemplação, você pode aplicar o valor retornado e criar uma renda mensal para os próximos 15, 20, 25 ou até 30 anos, ou até mesmo garantir uma renda vitalícia.
O prazo pode chegar a 220 meses, dependendo do plano escolhido.
A contemplação pode ser feita por sorteio ou por lance. Você escolhe a melhor opção para o seu planejamento.
Sim! Ao ser contemplado, você pode vender sua carta com um lucro de até 20%.
Sim, o consórcio é uma modalidade segura e regulamentada, com taxas e prazos claros desde o início
Basta preencher os campos em nossa planilha de simulação e verificar o retorno que você pode obter com o consórcio. Simule agora e descubra como o consórcio pode transformar seu futuro financeiro!
Para quitar um financiamento o valor do crédito deverá cobrir o saldo financiado, de acordo com as regras da administradora. É preciso ter atenção que alguns bancos ou instituições financeiras não aceitam dar baixa no Gravame antes do recebimento do valor, dessa forma deverá ocorrer uma negociação com essas instituições a fim de que seja feita a baixa do Gravame, após o envio de autorização de faturamento da HS Consórcios. Assim podendo gerar o contrato de alienação do veiculo no Gravame, liberando o pagamento à instituição financeira.
Grupo é uma sociedade de fato constituída por consorciados reunidos pela administradora para os fins estabelecidos pelo consórcio, qual seja, o da aquisição de bens móveis ou imóveis, por meio de autofinanciamento, com prazo de duração previamente estabelecido, cujo encerramento ocorrerá quando plenamente forem atendidos os seus objetivos.
Cota é o número de identificação de cada consorciado participante no Grupo.
É a remuneração da Administradora pela formação, organização e administração do grupo de consórcio. A taxa é expressa no Contrato de Adesão.
É possível a aquisição de praticamente qualquer bem, seja ele de fabricação nacional ou estrangeira, pois a HS Consórcios disponibiliza cartas de créditos dos mais variados valores para a aquisição de Automóveis, Motocicletas, Caminhões, Imóveis, Maquinários Agrícolas, Veículos Aquáticos e para Placas Solares.
O uso do Fundo de Garantia Social (FGTS) é permitido para o consórcio de imóveis residenciais. Pode ser utilizado como lance ou para amortizar os valores das parcelas, mas precisa estar de acordo com as regras estabelecidas pelo Conselho Curador da Caixa Econômica Federal.
Sim. No consórcio de carros e caminhões, de acordo com as regras da administradora, há a possibilidade de utilizar seu carro usado como lance.
Carta de crédito é o valor disponível para a aquisição do bem de acordo com contrato realizado com a administradora.
O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Para que o consorciado possa consultar se a administradora está regulamentada é só acessar mais informações pelo site https://www.bcb.gov.br/
O consorciado poderá adquirir mais de uma carta de crédito. Lembrando que o consorciado fica limitado a aquisição 10% de cotas de um mesmo grupo.
As Assembleias são realizadas mensalmente na sede da HS Consórcios (Rodovia BR 116 Km 223,5 Dois Irmãos-RS), de acordo com o calendário anual, que a administradora disponibiliza ao Consorciado através do envio pelo correio e pelo site, na área restrita ao cliente.
A carta de crédito é disponibilizada, após ser contemplada, para compra do bem, mediante a aprovação da garantia e da documentação prevista no regulamento.
A contemplação ocorre através do número sorteado na Loteria Federal, o qual defini a cota contemplada todo o mês .
O consórcio pode ser utilizado para a compra de imóveis ou veículos, de acordo com o grupo pertencente a cota adquirida. O consórcio de imóveis pode ser utilizado para a compra de casa e apartamento, casa de praia ou serra, sítio, chácara, terreno ou ainda para a construção e reforma de um imóvel, podendo ser imóvel residencial ou comercial. Já o consórcio de veículos pode ser usado para a compra de carros, caminhões, motocicletas, utilitários e ônibus de todas as marcas e modelos, novos e usados, através de concessionaria ou vendedor particular.
A carta de crédito do consorciado poderá ser usado para a compra de um bem em todo Território Nacional pertencente a administradora de consórcio.
O valos das parcelas do consórcio de imóveis são corrigidos através do INCC (Índice Nacional dos Custos da Construção), essa correção ocorre anualmente no mês de aniversário do grupo. E no consórcio de veículo a correção ocorre mensalmente de acordo com a atualização da tabela FIPE/MOLICAR/IGPM de acordo com a regra do grupo.